*Sword Health: a startup que facilita a reabilitação físico-motora

Ao criar a Sword Health, em 2013, Virgílio Bento procurava “democratizar o acesso a reabilitação eficaz e de alta intensidade”. Uma forma de contornar dificuldades diversas na reabilitação físico-motora, “que começam desde logo com as enormes listas de espera para conseguir o primeiro tratamento”, enquadra o fundador da startup.

Sword Health, uma startup portuguesa, fundada em 2013 por Virgílio Bento, tem como objetivo “democratizar o acesso a reabilitação eficaz e de alta intensidade”. “Atualmente, um paciente que necessite de reabilitação enfrenta dificuldades que começam desde logo com o acesso ao tratamento, já que na maioria dos casos as listas de espera para conseguir o primeiro tratamento impedem que o doente comece a ser reabilitado logo após a deteção da patologia ou a realização da cirurgia, para os doentes de AVC ou para os que têm problemas músculo-esqueléticos”, comenta Virgílio Bento. No entanto, “a evidência científica mostra que, quanto mais cedo um paciente começa a sua reabilitação, maior será a probabilidade de uma recuperação total”, frisa ainda.

Deste modo, surgiu a ideia de criar um equipamento que permitisse a monitorização da recuperação dos pacientes na sua própria casa. “A Sword Phoenix é uma solução tecnológica revolucionária no processo de reabilitação, que dá a possibilidade de realizar sessões de reabilitação ajustadas às suas necessidades, durante o tempo que quiser e de forma independente sem sair do conforto da sua casa, sempre com acompanhamento técnico e médico da equipa Sword Health”, explica o mesmo responsável. O sistema é composto por duas componentes: um portal onde são prescritas as sessões de reabilitação e onde a equipa clínica tem acesso aos resultados e evolução do doente e a aplicação Arya, que guia o doente durante a sessão, dando-lhe feedback em tempo real da sua performance, através dos sensores de movimento. Com estes sensores leves e de alta precisão, são digitalizados e registados todos os movimentos do doente, na sua frequência e amplitude. Os dados são transferidos para um tablet, permitindo, deste modo, assistir o doente na correção imediata do exercício e, por outro lado, dar indicações à equipa clínica sobre a evolução do tratamento e ajustar procedimentos. A partir dos dados obtidos, o Portal Phoenix possibilita uma análise online detalhada do progresso do doente. Com base nestes dados, podem ser rapidamente introduzidas alterações e melhorias dinâmicas no programa de reabilitação pelos terapeutas da Sword Health.

A empresa emprega cerca de 20 colaboradores, desde developers e designers, a clínicos e business developers. Para o desenvolvimento da solução, a Sword Health contou com o financiamento do SME Instrument, programa europeu de apoio a PME do Horizonte 2020, tendo obtido um milhão de euros, pelo que é assim “considerada uma das empresas mais inovadoras da Europa”, garante o seu promotor.

Além de Portugal, a solução da empresa tecnológica portuguesa está também a funcionar na China e Estados Unidos, através de uma parceria com a Genesis Rehab Services, a maior cadeia de centros de reabilitação norte-americana, que emprega cerca de 18 mil terapeutas e ajuda a reabilitar 45 mil doentes por dia.

*Article integraly published at Actualidad€ Magazine. Photos DR