*O Biocant recebeu a visita de uma delegação do Estado alemão de Mecklenburg-Vorpommern, presidida pelo ministro da Economia, Emprego e Saúde, Harry Glawe, segundo anunciou, hoje, o parque de biotecnologia de Cantanhede.

A visita decorreu no âmbito da aliança estratégica da região Centro para a área da Saúde – CentroPT Health Aliance – da qual faz parte o Biocant Park, e na sequência do acordo de cooperação celebrado, em 2015, com o Biocon Valley, ecossistema de saúde alemão que envolve 160 parceiros,

A comitiva integrava membros do gabinete ministerial, representantes do Biocon Valley, membros de algumas empresas daquela região alemã e, também, agentes económicos do sector do turismo.

O acordo de cooperação celebrado entre aquele Estado alemão e a região Centro visa promover iniciativas conjuntas na área da economia da saúde e biotecnologia, concretamente no que se refere a indústria, investigação e serviços de cuidados de saúde.

Acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração do Biocant, João Moura, a visita coincidiu com a Cimeira Regional do World Health Summit, em Coimbra, e teve como objectivo aprofundar as iniciativas de cooperação e de negócios entre as duas regiões.

Além das intervenções dos representantes institucionais das entidades envolvidas no parque, houve também apresentações de empresas alemãs e empresas do Biocant, de modo a potenciar iniciativas conjuntas na área das Ciências da Vida e Saúde.

No seguimento dos diversos encontros de trabalho entre responsáveis das duas regiões, foram, ainda, realizadas reuniões bilaterais com o objectivo de fortalecer a colaboração e a cooperação em áreas como a diabetes, oncologia, reabilitação, envelhecimento activo, segurança dos profissionais clínicos e healthy forest.